quarta-feira, 27 de maio de 2015

Vida de Vestibulanda - Meu curso - PEDAGOGIA


Hello! Hoje, como falei no post anterior, vim falar um pouquinho sobre meu curso, pedagogia.
"O pedagogo entende dos princípios e métodos de ensino, da administração de escolas e da condução dos assuntos educacionais. Ele trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação."
Além disso, o pedagogo pode atuar em duas áreas:
  • Magistério: dando aula para crianças da Educação Infantil, Educação Fundamental I e EJA (Educação para jovens e adultos).
  • Administração: sendo diretor, coordenador, etc.
CURSO: No curso você aprende um pouco sobre os métodos que já existiram e os que existem, as metodologias de ensino (de matemática, português, etc), politicas educacionais... Enfim, um pouquinho de tudo o que precisa para ser um bom profissional.

DURAÇÃO: 3 anos, o que é ótimo já que a maioria das faculdades duram 4 anos para mais.

SALÁRIO: Como todos sabem, o salário não é muito bom, por isso você tem que fazer sem pensar no dinheiro mas sim no amor pelo que faz! 
"Profissionais da área da educação recebem em média R$ 1.868 no Brasil, segundo sondagem de mercado realizada pela Catho." Porém, há ainda diversos concursos que abrem todos os anos e, nesses, o salário muitas vezes vale a pena.

MINHA OPINIÃO: Quando comecei esse curso, não tinha muita ideia se ia gostar, eu só fui porque chegou um momento em que eu só me imaginava sendo professora mesmo. Porém, eu não só gostei como amei e acho que fiz a escolha certa.
Cursar pedagogia tem me possibilitado ver o mundo, as pessoas e a educação de uma forma muito diferente. Hoje consigo ver muitas coisas que antes, nem passavam pela minha cabeça e sinto uma vontade enorme de resolver os problemas da educação brasileira, ou, na verdade, ajudar nisso fazendo a minha parte. 
Além disso, dentro da universidade, as oportunidades começam a bater na sua porta! Mas é claro... Nada vem de graça, você precisa se esforçar! Hoje eu sou bolsista do PIBID, um Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, que é muito bacana. Nele consigo ver como é a realidade da escola e, se quiserem saber mais, posso fazer um post só sobre isso!

DICAS: 
  1. Só faça se você realmente gostar! Como eu disse acima, não vale a pena fazer só pelo salário.
  2. Depois que entrar, corra atrás! Assim como eu consegui o PIBID, você pode conseguir muitas outras coisas como bolsas e estágios. É muito melhor quando você consegue ver a teoria na faculdade e a prática em uma escola.
  3. Dentro da universidade, pense e repense sobre qual é o seu objetivo dentro desta área. Você quer ser um bom professor? Uma boa diretora? Quer fazer a diferença? Diferença como? Qual aluno você quer formar? E mil outras perguntas como essas, você terá de responder para si mesma. E corra atrás.
  4. Bom... Siga seu coração (clichê mas real). ♥
E aí, curtiram o post? Qual curso vocês fazem ou pretendem fazer? Alguém quer fazer pedagogia? Gostariam de dicas de como organizar seus estudos na faculdade? Qual próximo curso querem ver aqui? Quantas perguntas... Espero muitas respostas nos comentários! Hahahah.
Um super beijo e até mais ♥

10 comentários:

  1. Oi minha flor
    acho uma profissão linda e muito pouco valorizada uma pena
    mas tem que amar muito né ;)
    bjss

    Batom&Blush
    |http://marilisdasilvadutra.blogspot.com.br/|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!! Pois é, não é fácil não. Hahahh
      Um beijão ♥

      Excluir
  2. Acho que esse curso é um dos que tem que fazer se gostar meeesmo, é uma profissão linda. :)

    beijo
    www.belatriz.info

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu entrei sabendo que seria difícil, mas não imaginava o quanto.. E estou amando! Hhahaah Um beijão ♥

      Excluir
  3. Finalmente encontrei uma blogueira que também estivesse cursando pedagogia! rsr :D
    Adorei seu post!! Gostaria que você falasse um pouquinho sobre o PIBID, sou do I semestre e ainda fico meio por fora dessas oportunidades.
    Beijoos!
    www.confienounicornio.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aêee!! Pode deixar que vou fazer um post sobre. Também estou no 1º semestre.. Adorei conhecer alguém com o mesmo curso aqui hahahahaha ♥

      Excluir
  4. É uma profissão linda e que bom que você segue seu coração, está mais do que certa <3


    Beijos | Blog Closet Mágico

    ResponderExcluir
  5. É uma linda profissão, pena que não é valorizada no Brasil, né?!

    bj

    http://nandaaflordapele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Ótima escolha. Eu já pensei em fazer pedagogia. Mas desisti. cho que gosto de administração. Ainda sou vestubulanda.
    Sucesso à você.


    nilzavazz.blogspot.com

    ResponderExcluir